domingo, 24 de outubro de 2010

Dresden, Potsdam e Berlim

Ooooi pessoas!
Acabei de chegar em casa -na casa alemã, é claro- de uma viagem MARAVILHOSA!!! Visitei Potsdam, Berlim e Dresden. Não nessa ordem.
Mas vamos com calma... Mal cheguei e já tenho correspondência! A Mirja, uma amiga da escola, viajou pra Londres e me mandou um postal! Gracinha, né? No postal ela fala dos lugares que visitou e dos espetáculos que assistiu na terra dos Beatles. Adorei! A foto do Postal é a London Bridge.

Agora sobre a MINHA viagem.
Primeiro lugar que visitei: a maravilhosa, antiga e APAIXONANTE Dresden! A 'Florença do Leste'. Eu amei essa cidade! Apesar de ser relativamente grande, tem um que de cidade pequena que me fez sentir em casa. As pessoas foram muito simpáticas e meigas e ficamos numa Jugendherberge -Youth Hosteling International- bem próxima ao centro, então podíamos ir a quase qualquer lugar a pé! O que é ótimo porque andar de carro me dá dor de cabeça. É sério.
A cidade é bastante antiga, pelo menos na sua essência, já que ela foi praticamente destruída durante a Segunda Guerra. Eles tem memóriais mostrando como ficou a cidade depois da Guerra e alguns dos monumentos ainda estão sendo reconstruídos.
Um dos lugares mais lindos que visitei foi a Frauenkirche -que seria algo como Igreja das Mulheres- e foi quase totalmente distruída por uma bomba, mas hoje já foi reconstruída, e ela tem no momento duas cores diferentes porque na reconstrução foram usados 'tijolos' que pertenciam à construção original -agora bastante escurecidos- e os novos, que tem uma coloração clara. Mas não é a parte de fora que mais importa, e sim a parte de dentro. Apesar de não ser uma Igreja grande, é bastante alta e toda decorada nas cores azul claro, verde claro, amarelo e rosa, originalmente de mármore, agora tem imitações de mármore no lugar. Bem, não sei explicar a beleza de lá, é simplesmente maravilhosa! Sem contar aquela sensação que ao menos eu sempre tenho ao entrar uma Igreja... a sensação que ali é mesmo um lugar de Deus, mesmo que as pessoas usem-no de uma forma errada.
Bem, prossigamos... Visitei também o Palácio Residencial, uma galeria antiga e mundialmente famosa por sua arquitetura barroca -a Zwinger-, a Ópera e também as Casamatas.
Todos foram lugares maravilhosos, mas as casamatas foram MUITO legais! Elas são as antigas fortificações de Dresden e dá pra se perder lá dentro! Eu e Leo nos divertimos pegando caminhos alternativos e escadinhas estreitas! Muito divertido e interessante.
Se alguém fosse vir pra Alemanha e me perguntasse sobre uma cidade que não pode deixar de ser visitada, é Dresden!
Aaaaaaaaaaaaah, e durante minhas comprinhas achei um DVD sobre a cidade em português e tal, daí quando fui pagar o cara sorriu e me perguntou se eu tinha televisão em casa, meio rindo da minha cara... mas a razão foi que: ELE FALOU EM PORTUGUÊS! Eu estou tão desacostumada que demorei um pouco até responder e tal, daí engrenamos numa conversa e ele me contou que é alemão mesmo, mas adora o Brasil e vai todo ano pra Recife! Muito legal mesmo! Tava com uma saudade ENORME de falar português, cara. E o cara ficou tão empolgado por poder falar em português comigo que até me deu um desconto e depois me desejou muitas felicidades para a minha vida. Gracinha demais.

Postdam:
Na verdade eu só visitei dois lugares em Potsdam, sendo um deles a Jungendherberge em que me hospedei, então não vi muito dessa cidade, mas eu não fui lá pra visitar, anyway. Eu só fui a Potsdam porque as QUATRO Jungenherbergen de Berlim estavam cheias! E a de Postdam era a mais próxima que tinha vagas. De qualquer forma, me diverti no Schloss Sansouci, um castelo que servia como casa de veraneio de um dos príncipes alemães. Eu entrei na galeria de arte, uma das únicas que ainda apresenta as obras organizadas na moda barroca e é PERFEITA por dentro, já que é toda conservada no estilo em que foi construída. Porém só tenho UMA foto lá dentro, já que, tecnicamente, não devemos tirar fotos, mas o guarda ama o Brasil e quando descobriu que eu era brasileira ele me pediu minha câmera e tirou uma foto minha e da minha hostfamily lá na galeria! Woooow, valeu, seu guarda!

Berlim:
Hmm, Berlim é uma cidade diferente. No início eu fiquei um pouco decepcionada, afinal depois de Dresden eu achava que a capital alemã seria ainda mais apaixonante, mas Berlim não é como Dresden. Comparando cidades com homens, digamos que Dresden é como aquele cara lindo e interessante por quem você se apaixona de cara porque, bem, você nunca conheceu ninguém tão lindo e interessante antes! Já Berlim é aquele cara que vai te conquistando aos poucos, não é tão lindo e você demora a notar o quão interessante ele realmente é, mas quando o faz se apaixona totalmente! Sabem do que to falando? Porque é exatamente assim!
Eu me senti muito feliz nessa viagem porque viajei pelo tempo, na verdade. Visitei a época da nobreza alemã e também vivenciei os dias em que Berlim foi dividida por um muro que não tinha o direito de estar ali!
Aliás, a divisão de Berlim é a característica mais marcante, e me diverti horrores passando por caras vestidos de guardas americanos, ou franceses, ou inglêses ou soviéticos parados em falsos postos de vigia para checar quem entrava em seu território! Reparar cada vez que você entra ou sai de Ost-Berlim para West-Berlim também era muuuuuito divertido e me via sempre cercada de memóriais e gente tirando foto da linha de pedra no chão que representa aonde o muro estava.
Bem, me diverti horrores, comprei muitas lembrancinhas -todas pra minha mãe, gente- e vi coisas tão interessantes e tive momentos tão maravilhosos que nem sei explicar!

Beeeeeeeeeijos

Min




Frauenkirche




Zwinger




Casamatas




Sans, souci




Lugar aonde ficava o muro de Berlim

2 comentários:

  1. Aii que saudades! agora vê se posta as fotos no orkut pra gente ve!
    estou morrendo de saudades!
    Beeijos galm

    ResponderExcluir
  2. Saudades enooooooooooooormes de você, amiga!
    Vou postar mais fotos, é que to numa preguiça kkk beeeijos

    ResponderExcluir